Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade

Nível IV-12º ano (PT1286/2006, de 21/11)
2.º Ano (Ciclo de Formação 2016-2019)

O/A Técnico/a de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade no final da formação, estará apto/a  analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.

Atividades Principais

  • – Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização.
  • – Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
  • – Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação, de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos.
  • – Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia comunicacional da organização e do respetivo plano de comunicação.
  • – Participar ativamente na execução das ações de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
  • – Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno ou externo) da organização.
  • – Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção.
  • – Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação com os diferentes suportes de comunicação social.
  • – Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário.
  • – Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.
  • – Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais envolvendo os diferentes públicos da organização.
COMPONENTE DE FORMAÇÃO TOTAL DE HORAS
Componente de Formação Sociocultural
Português
COMPONENTE DE FORMAÇÃO TOTAL DE HORAS
Componente de Formação Sociocultural
Português 320h
Lingua Estrangeira I, II ou III 220h
Área de Integração 220h
Educação Física 140h
Tecnologias da Informação e Comunicação 100h
SUB-TOTAL 1000h
Componente de Formação Científica
Matemática 500h
Economia
SUB-TOTAL 500h
Componente de Formação Técnica
Gestão 600 a 840 a)
Contabilidade e Fiscalidade
Contabilidade e Fiscalidade
Direito das Organizações
Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada
Formação em Contexto de Trabalho
SUB-TOTAL 1700 a 1940h (a)
Total Curso 3200 a 3440h (a)
a) Ajustamentos - DL n.° 91/2013 de 10 de julhod> 320h Lingua Estrangeira I, II ou III 320h Área de Integração 220h Educação Física 140h Tecnologias da Informação e Comunicação 100h SUB-TOTAL 1000h Componente de Formação Científica Psicologia e Sociologia 500h História e Cultura das Artes Matemática SUB-TOTAL 500h Componente de Formação Técnica Marketing 1100h Comunicação, Publicidade e Criatividade Técnica, Prática, Comunicação e Relações Públicas Comunicação Gráfica e Audiovisual Formação em Contexto de Trabalho 600 a 840h (a) SUB-TOTAL 1700 a 1940h (a) Total Curso 3200 a 3440h (a) a) Ajustamentos - DL n.° 91/2013 de 10 de julho
marketing
error: Conteúdo sujeito a copyright!